Unha Encravada (Onicocriptose) – Clínica e Tratamento

Conheça mais sobre um problema frequente – Unha Encravada

A unha encravada (“onicocriptose”) é uma alteração da unha que deve ser tratada por dermatologistas. É muito comum e atinge principalmente os adultos jovens do sexo masculino, embora pessoas de qualquer idade posam apresentar o problema. É uma condição caracterizada pela dor, pode estar relacionada com fatores hereditários e constitucionais (sobrepeso, por exemplo). A relação entre a largura da unha e a largura do leito ungueal (pele sobre a qual a unha fica) também é muito importante para o surgimento da unha encravada. Outros fatores facilitam o surgimento de onicocriptose:

  • Lâmina ungueal (unha) fina;
  • Cutículas aumentadas de tamanho (pregas ungueais espessas)
  • Uso de calçados inadequados
  • Excesso de suor nos pés (hiperhidrose plantar);
  • Cortar as unhas de maneira errada (corte convexo da lâmina ungueal)

Classificação da Onicocriptose

  • Grau I – paciente apresenta apenas dor nos cantos das unhas, sem aumento significativo da curvatura da unha daquele dedo (“unha dobrada”);
  • Grau II – paciente apresenta dor, eritema, rubor, calor, com algum grau de hipertrofia da prega ungueal;
  • Grau III – paciente apresenta dor, eritema, rubor, calor, com ou sem drenagem de secreção purulenta, granuloma piogênico (“carne esponjosa”) e hipertrofia significativa da prega ungueal;

Os pacientes que são classificados no primeiro grupo, podem ser submetidos a tratamentos conservadores com uso de algodão, fios ou a colocação de onicórteses. É de grande auxílio nestes casos, o trabalho conjunto com podólogos experientes. Tais procedimentos levam tempo para atingir os resultados esperados mas muitas vezes resolvem o problema. Outras vezes os pacientes acabam optando pela cirurgia ou desistindo do tratamento, o que é pior, pois normalmente aumenta a gravidade do problema.

Os pacientes que apresentam qualquer outro grau de unha encravada, devem ser submetidos a tratamento clínico com antibióticos tópicos ou sistêmicos, além de analgésicos, e ao tratamento cirúrgico realizado por médico dermatologista para a correção da doença. Cabe ressaltar, que remover completamente a unha, não é o tratamento mais adequado, podendo inclusive, agravar a condição. Na maioria dos casos, os resultados são muito satisfatórios. No Centro Dermatológico de Jacarepaguá, temos dermatologistas aptos a realizar tais procedimentos.

Para maiores informações, consulta seu médico, ou agende sua consulta pelos telefones: 2425-1522 ou 3269-5189 ou 96800-8639.

CDJPA – Centro Dermatológico de Jacarepaguá

Avenida Nelson Cardoso nº 1149 sala 513. Taquara, Jacarepaguá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *