Tratamento da Unha Encravada – CDJPA. Dermatologia Cirúrgica.

Unha Encravada (Onicocriptose) – Clínica e Tratamento

unha encravada (“onicocriptose”) é uma alteração que deve ser tratada por dermatologistas. É muito comum e atinge principalmente os adultos jovens do sexo masculino, embora pessoas de qualquer idade posam apresentar o problema. É uma condição caracterizada pela dor, pode estar relacionada com fatores hereditários e constitucionais (sobrepeso, por exemplo). A relação entre a largura da unha e a largura do leito ungueal (pele sobre a qual a unha fica) também é muito importante para o surgimento da unha encravada.

Outros fatores facilitam o surgimento de onicocriptose:
  • Lâmina ungueal (unha) fina;
  • Cutículas aumentadas de tamanho (pregas ungueais espessas)
  • Uso de calçados inadequados
  • Excesso de suor nos pés (hiperhidrose plantar);
  • Cortar as unhas de maneira errada (corte convexo da lâmina ungueal)
Classificação da Onicocriptose (Unha Encravada):
  • Grau I – dor nos cantos das unhas, sem aumento significativo da curvatura da unha daquele dedo (“unha dobrada”);
  • Grau II – dor, eritema, rubor, calor, com algum grau de hipertrofia da prega ungueal;
  • Grau III – dor, eritema, rubor, calor, com ou sem drenagem de secreção purulenta, granuloma piogênico (“carne esponjosa”) e hipertrofia significativa da prega ungueal;

Aqueles que são classificados no primeiro grupo, podem ser submetidos a tratamentos conservadores com uso de algodão, fios ou a colocação de órteses ungueais. É de grande auxílio nestes casos, o trabalho conjunto com podólogos experientes. Tais procedimentos levam tempo para atingir os resultados esperados mas muitas vezes resolvem o problema. Outras vezes os pacientes acabam desistindo do tratamento, o que é pior, pois normalmente aumenta a gravidade do problema. A cirurgia para correção da unha encravada tem a vantagem de ser um tratamento mais rápido.

Os pacientes que apresentam qualquer outro grau de unha encravada, devem ser submetidos a tratamento clínico com antibióticos tópicos ou sistêmicos, além de analgésicos, e ao tratamento cirúrgico realizado por médico dermatologista para a correção da doença. Cabe ressaltar, que remover completamente a unha, não é o tratamento mais adequado, podendo inclusive, agravar a condição. Na maioria dos casos, os resultados são muito satisfatórios. No Centro Dermatológico de Jacarepaguá, temos um dos maiores especialistas no Brasil para realizar sua cirurgia de unha encravada.

Para maiores informações, consulte seu médico, ou agende sua consulta.

Nossos Contatos:

☎️ (21) 2024-5957

📱(21) 99818-4943 (WhatsApp)

Localização:

Avenida Nelson Cardoso nº 1.149 sala 513. Taquara, Jacarepaguá. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22730-900.

Para retornar à nossa página inicial clique aqui.
Para outras fontes de informação sobre unha encravada, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *