Proteção Solar Para Viver Bem! CDJPA Orienta.

Todos nós gostamos de dias ensolarados com a temperatura agradável. Torna-se muito mais prazeiroso e convidativo o ato de sair de casa, nestas circunstâncias. Já existem até estudos mostrando um efeito antidepressivo do sol nas pessoas. Enfim, não há nada como um belo dia de sol!!! Contudo, junto com o sol, temos a radiação ultravioleta (UV), principal reponsável pelo dano cutâneo solar. Para podermos desfrutar destes dias com a devida proteção, algumas medidas fundamentais serão aqui expostas.

O uso de filtros solares é importante fator de prevenção do fotoenvelhecimento, mas não deve ser pensado como suficiente, visto que para uma efetiva fotoproteção algumas medidas devem ser combinadas. Vamos descrever as principais.

Filtros solares com fator de proteção solar alto (FPS maior que 30) devem ser preconizados para pessoas de peles mais claras e que ficarão expostas ao sol por longos períodos. Existem filtros físicos e químicos, de acordo com a sua composição. Mas no mercado atual, a maioria dos protetores solares possuem combinação de substâncias que refletem (físicos) e abosrvem (químicos) a radiação UV. Alguns podem ser utilizados imediatamente, outros devem ser passados aproximadamente nos vinte minutos que antecedem a  exposição solar. O veículo, ou seja, se o filtro é em creme, gel, spray entre outros, deve ser orientado de acordo com o tipo de pele. Deve-se usar o filtro solar em todas as áreas de pele expostas ao sol. Para a escolha correta de um filtro solar, é sempre aconselhável uma consulta com o dermatologista.

A hora da exposição também é crucial para que tenhamos menor dano a nossa pele. Todos já sabemos que os horários entre 10 e 16 horas devem ser evitados pois nestes períodos há maior incidência dos raios UV sobre a superfície da Terra.

A maioria das roupas refletem ou absorvem a radiação UV. Roupas brancas confeccionadas em malha frouxa ou roupas molhadas aderidas à pele, não protegem bem. Já há hoje em dia lojas especializadas na venda de roupas anti-UV.  O uso de chapéus também é extremamente benéfico para aqueles que gostam, por exemplo, de caminhar ao sol, pois estes protegem as orelhas, olhos, rosto, pescoço e nuca.

A exposição solar também causa dano aos olhos, como a catarata, entre outros. O uso de óculos com 99-100% de proteção UV protege os olhos dos danos da radiação solar.

Em busca de um belo bronzeado, algumas pessoas buscam as clínicas de bronzeamento articial, na ilusão de que estes métodos são mais saudáveis que os naturais. Ledo engano: as lâmpadas que produzem radiação UV têm efeito semelhante ao sol sobre a pele!

Todas as medidas acima, devem ser tomadas, por pessoas de qualquer idade. Principalmente crianças e adolescentes. É importante salientar que a maior quantidade de exposição solar da nossa vida, se dá até os dezoito anos de idade.

Em suma, sabendo aproveitar o sol, teremos um grande amigo para todos os dias, e não um inimigo como pensam alguns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *